Você não "tem que" nada

By 23:13 , ,

“O tempo está passando, menina, está na hora de arranjar um namorado.” “Já decidiu a faculdade?” “Começou a trabalhar?” “Sabe fazer comida? Não pode viver de vento!” “Com a sua idade eu já sabia cuidar da casa.” “Ser focado é bom, mas não tanto, vai acabar ficando para a titia!” Não se esqueça dos filhos, porque, você sabe, precisa compor uma família, ser mãe, criar seus filhos muito bem, fazer a comida pro marido, cuidar da casa, trabalhar e ah! deve estar encantadora, claro.
E eu me pergunto, quem nunca ouviu uma dessas frases? Em casa, dos parentes, no trabalho, da vizinha... Enquanto me sento para ler um livro e beber uma xícara de chocolate quente, reflito sobre o quanto as coisas evoluem, menos o pensamento em relação a mulher. Tem que casar? Mas por que? Vou ficar velha e sozinha? Mas e se eu gostar? Se me bastar? Há pessoas que sabem apreciar a solidão. 
Se eu quiser cobrir o corpo de tatuagens e só tirar o roxo do cabelo quando ficar branco? Não presto? Má influencia? Mas por que?
Tudo bem, me apaixonei, não posso correr atrás, cadê meu orgulho? Tenho que saber me dar valor! E ele, por que tem que correr atrás? Vai agregar valor a mim? E se eu não precisar correr atrás? Nem ele? Ué, há casos do destino em que é recíproco, sabe, raro, mas acontece.
Um relacionamento sério, estamos bem, não moramos juntos. Estou bem aqui, ele lá, privacidade pra dar saudade... Vou sair com as amigas, ele com os amigos, não pode? Por que, se confiamos um no outro?
Trinta e cinco anos, relógio biológico batendo na porta, tem que casar, tem que procriar, está na hora de ter a própria família, cadê suas responsabilidades? Quer ficar sozinha? E se vocês ficarem doentes? Precisam de alguém para tomar conta! Vamos, pelo menos um herdeiro! Não seja a vergonha da família.
Vamos morar juntos, achamos que agora dará certo, sem pressão, ok? Ok. Toalha na cama? Não tem problema, só não repita, sem estresses desnecessários. A comida? Vez dele. Eu lavo a louça. Mas e os filhos? Trinta e oito, menina, já ficará mais difícil. Se formou, namorou, está morando junto, não foi o casamento dos sonhos, mas vamos lá, supra mais essa necessidade da sociedade!
Namorar o cara conveniente? Não! Se sair da faculdade solteira? Que horror! Não é capaz nem de manter um relacionamento estável, também, não sabe fazer nada em casa, quem vai querer? Diz que não quer casar ou não se importa de ficar sozinha HAHAHAAH iludida! Pobrezinha, vai morrer sozinha.
Até quando? É 2015, família, parentes, amigos, vizinhos, nós não temos que nada que não quisermos! Até os avós já usam smartphones, mas ainda não aprenderam que não foi só a tecnologia que evoluiu, vamos lá! Nem toda a garota sonha em ser mãe, casada e com um belo marido lhe esperando no fim da noite. Nem toda a garota deixou esse sonho para trás. Nem toda a garota sonha com o príncipe encantado, mas algumas já estão em busca. Nem toda a garota quer ficar na casa dos pais, algumas já foram morar sozinhas, outras com a sogra.
Nem todo o mundo nada. Toda a regra tem exceção, e não escolha entre ser uma ou outra, escolha ser quem é. Por que nem eu, nem você, nem sua prima, vizinha, colega ou amiga, tem que nada se não quiser. 
Você só tem que ser feliz!


— Bruna Elisabete Faé Barp





Foto: We heart it

8 comentários

  1. Concordo com você as pessoas que se dizem "ser evoluídas" mais é só na tecnologia,porque no resto ainda são muito atrasados,até hipócritas as vezes.
    Adorei o post,sucesso gata
    http://dicasdamonica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas evoluem em tudo, reformam a casa com materiais novos e compram os últimos aparelhos lançados, mas pensar diferente que é bom...?
      Obrigada Monica, sucesso pra ti também, beijinhos da Bru!

      Excluir
  2. SUPER AMEI O TEXTO!!! Escreveu em poucas linhas tudo o que tento lembrar todos os dias: eu não tenho que fazer nada pelos outros.
    Acredito que só serei feliz por mim mesma, sem precisar de outra pessoa. Até, porque sinceramente, não tenho pressa nenhuma em ter alguém e muitos menos quero normas para minha vida, enquanto eu estiver feliz, me basta.
    E sim, é difícil as pessoas aceitarem nossas decisões, e o pior é quando só recebemos críticas. Mas não podemos viver pelos outros, não é mesmo?!
    Bom quero,dizer novamente que adorei o texto, assim como todos aqueles que você escreve!
    Beijinhos da Gabi!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhh Gabi! ♥
    Beijinhos no coração pelo comentário e apoio constante, e muito obrigada, sabe que concordo com tudo isso que escreveu!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei nem o que falar sobre o seu texto. Pode imprimir e sair colando pela cidade?
    Nossa, a gente sente tanto isso na pele ao resolver ir contra os "certos" da sociedade,né?
    Sério, fiquei emocionada por saber que mais uma pessoa tem a consciência de que pode escolher o que quiser para a própria via. Estudante de letras? Não daria ruim, né?
    Adorei o blog.
    Beijos!

    sushibaiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, pode imprimir e sair colando hahahahah É bom ver que tem gente pensando igual, se identificando, querendo gritar por isso!
      Muito obrigada Amanda, beijinhoss da Bru ♥

      Excluir
  5. Que isso, menina! Que texto maravilhoso. Me prendeu do início ao fim. Aplausos!
    Você falou TUDO o que eu penso. Odeio cozinhar, porque devo fazer isso? Eu prefiro passar 24hrs em um escritório do que ter que fazer comida todo dia, sério mesmo. Enquanto às tatuagens, até hoje não entendo o motivo da sociedade pra olhar feio quem tem. Só porque eu rabisquei o meu braço eu vou ladra? Ah, vai pra ponte que partiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAAHAH concordo contigo, Laíza! E muito obrigada, de coração!
      Beijinhos

      Excluir