Adolescência

By 19:19


Amores impossíveis, sonhos improváveis, esperanças infinitas.
A adolescência é uma fase cheia disso, cheia dessa coisa chamada insegurança. Medo. Que sempre anda no encalce do nosso sapato, tentando conter nossos sonhos e vontades impossíveis. É tanta coisa junta, tantas mudanças que mal podemos acompanhar. É engraçado, ao mesmo que tempo que dá medo.

É sem dúvida a melhor fase da nossa vida, onde podemos experimentar tudo que nos é conveniente. O tempo de fazer experiências, de aproveitar cada momento, cada segundo como se fosse o último, de viver absolutamente tudo com a maior intensidade que pudermos. Conhecer pessoas novas, fazer amizades, ir à festas, rir de coisas nem sempre engraçadas, falar besteira, fazer planos para o futuro o tempo inteiro, imaginar o amanhã como se ele estivesse muito longe, sem nos darmos conta de que ele está logo ali adiante, à alguns passos.

Hora de fazer escolhas, aproveitar oportunidades, decidir o caminho que iremos seguir. Firmar amizades, arrumar um emprego, estudar, discordar das opiniões dos nossos pais que agora parecem com as ideias tão fora do contexto, tão repetitivas. É o tempo em que queremos fugir da rotina, sair dessa coisa que ‘todo mundo faz’, inovar, criar. Um tempo em que temos pressa, de fazer acontecer, de ver, de ir. Queremos que tudo chegue logo, mas que quando chegar demore a passar. Pois cada minuto deve ser aproveitado ao máximo, para que seja lembrado.

Obrigações, descobertas, mudanças, hormônios, paixões, desafios, escolhas, decisões, amizades, família, sonhos. Tanta coisa para ser organizada e bem pensada, tão pouco tempo. Cobram-nos, exigem saber sobre a gente tanta coisa que nós mesmos ainda não sabemos. Criticam-nos o tempo todo.
É uma época em que nossa mente está confusa, nada parece estar no lugar certo. Sempre falta uma peça, alguma coisa que faz com que as coisas não se encaixem. É tanto no que pensar que no fim acabamos não chegando à conclusão alguma. Saudades da infância, de não ser cobrados, de brincar o dia inteiro e só nos preocuparmos com o horário do desenho animado. Saudades de sermos o centro das atenções, de termos todos os mimos. Preocupação com o futuro, sonhos impossíveis. Alguns improváveis, outros que se fizermos a escolha certa poderá se realizar. Hora de concretizar nossos valores e ética, de firmamos a personalidade de cidadão que nos identificará para com a sociedade.
Esperanças de que as coisas mudem, de que os nossos sonhos impossíveis tornem-se possíveis. Medo do que nos aguarda, e mais medo ainda de vermos que o tempo passou e não fomos aquilo que queríamos ser.
Vontade e pressa de ser feliz, de conquistarmos o que queremos, de alcançarmos nossos objetivos. De ser o orgulho dos nossos pais e poder dar a eles o que sonham e talvez não tenham condição de realizar. Dificuldades, obstáculos, provações. Encontramos tudo e mais um pouco no caminho que nos daria motivo, algumas vezes, para desistir. Mas esse é o sentido de ser adolescente.

Não desistir NUNCA, por mais impossível que pareça, improvável que seja. Por mais que não acreditem em nós, ou riam de alguns dos nossos sonhos. Por mais que duvidem da nossa capacidade, isso é que é ser adolescente, é estar aqui para provar a nós mesmo, às nossas dúvidas e inseguranças, paranoias que nós mesmos criamos para talvez no impedir, de que somos capazes. De que vamos chegar onde queremos, alcançar TUDO o que almejamos e passamos noites planejando. Visitar todos os lugares que temos vontade, fazer tudo que cabe a nós. Mostrar que as coisas não precisam se repetir sempre e que coisas impossíveis dependem somente do ponto de vista de cada um.
Adolescência é tempo de fazer o que ninguém fez, de mudar, fazer e fazer outra vez. Porque nunca estará suficiente, nunca é bom o bastante. Sempre haverão sabores, perfumes, lugares, pessoas, livros, e coisas que não conhecemos, mas que queremos ver, conhecer, ler, realizar.


Adolescência é o tempo dos sonhos. De sonhá-los e começar a preparar nosso caminho para o futuro já breve. 

— Bruna Barp.


0 comentários