Porque 30 linhas não foram o suficiente

By 03:13 , ,

Eu não quero começar dizendo, começo gritando! Trinta linhas nunca seriam o suficiente, mil páginas não seriam também. Principalmente se fossemos relatar cada caso específico das mulheres que já sofreram violência.
Para início, deixo claro o conceito de FEMINISMO, sobre o qual muitas pessoas enchem a boca para falar que são contrárias. Espero que esses estejam confundindo a definição de feminismo com FEMISMO.
O ENEM começou a causar polemica ainda no sábado, dia 25, ao citar Simone de Beauvoir, ícone do feminismo. Divagando sobre as possibilidades de redação, pensei em sexualidade, corrupção, protestos, ou algum tema totalmente inesperado, como o abordado em 2014. Tal foi minha surpresa ao ler “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
Durante a semana, a lei AOPL5069 foi tema de diversos protestos que contém toda a razão, motivo pelo qual a hashtag #primeiroassedio foi levantada no Twitter, onde as mulheres contavam como foi: no metro, ônibus, caminhando em qualquer lugar na rua, na balada e até mesmo dentro de casa. É claro que os ditos opostos à luta de igualdade, por que nada mais é do que isso, zombaram do tema. Utilizando-se até mesmo dos casos reais relatados.
No sábado, após citação de Simone de Beauvoir, a internet lotou de comemorações, a causa da mulher foi abordada, fez-se vista! Outra vez, o pessoal não perdeu tempo.  “Feminazi, é falta de sexo”, “sapatão” e entre outros que pude ler na timeline. Às vezes me pergunto se esse tipo de gente já cruzou com alguém que  usou o feminismo como pretexto para julgar-se melhor, fazendo parecer que o objetivo é a superioridade do gênero feminino. Não é.
No domingo foi que a coisa estourou, o estopim de tudo encontra-se na primeira folha do caderno de questões. A revolta só não começou antes pelo fato de eletrônicos serem proibidos. Enquanto a maioria comemorava um problema tão recorrente e grave, presente no dia a dia dos brasileiros ser abordado em um exame nacional, que faria as pessoas REALMENTE pensarem, outra parte xingava. Revolta, ódio. Não apoia o feminismo? TUDO BEM! VOCÊ SÓ PRECISA SER GENTE PARA SE OPOR A VIOLÊNCIA! Vamos cair em si, nem os animais apoiam violência gratuita. E ainda nos julgamos por sermos os únicos a pensar HAHAH
Não, não é engraçado, é triste. Ler um bando de jovens dizendo que mentem a vida toda para as mulheres, qual a dificuldade de mentir para um papel? Uma galera que se acha mais macho porque “vocês são a minoria, e vão continuar sendo”. A intenção foi boa, foi ótima, uma pena sermos tão pobres de tudo para transformarmos isso, numa corrente de ódio. Não vou me ater ao que os gêneros disseram e o grande número de ofensas trocadas, vim aqui para complementar o que trinta linhas não deram espaço.
A história da mulher na sociedade em geral sempre foi triste. O papel submisso. Os direitos desiguais. Criadas para estarem sempre atrás de um homem, acatando suas decisões, fazendo suas vontades: tanto na cozinha quanto na cama. Depender do dinheiro deles, não poder trabalhar nem votar. A luta da mulher começou a partir do momento em que uma delas não deixou-se persuadir pelo discurso de que “é para o seu bem”, ou “é melhor assim”, há muito, muito tempo.
Menosprezadas, e, mesmo assim, persistentes. Conquistaram o voto, o mercado de trabalho... no qual ainda hoje o mesmo cargo desempenhado por gênero diferente pesa mais para o outro lado. Estamos bem longe ainda da igualdade de gêneros. Podemos começar pelo fato de o homem poder usar as roupas que quer sem ser chamado de vadio, pode transar com quantas quiser sem perder seu valor... A mulher? Evite o batom vermelho, não use um vestido curto, não interessa se você gosta hein, está pedindo!
Tratadas como submissas e induzidas a acreditar que isso não vai mais se repetir, foi um descontrole. Desculpe-o, estava de cabeça quente. Violência não é só física, meus caros. Tantas formas de violentar alguém, e persistir com isso por anos até que a vítima venha a dar-se conta que, quando o tema é abordado em um exame nacional, chega a ser UM ABSURDO, com tanta corrupção, por que falar sobre a vida das mulheres?
Sem mais delongas, porque 180 questões em 11 horas levam energia da gente, sabe? E eu não queria deixar para amanhã, ou depois. É AGORA. Precisamos pensar nisso agora, falar disso agora, arregaçar as mangas e fazer algo por isso AGORA! Fazer por nós, por elas, por todos! Igualdade de gênero é tema antigo “mas estamos quase lá”.
Quase não é lá.







Foto: We heart it

8 comentários

  1. S E N S A C I O N A L!!!! Parabéns pelo texto Bru, tu simplesmente falou TUDO. As 30 linhas não são suficientes para falar tudo que precisamos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Mariii! Seriam preciso muito mais de 30 linhas ♥

      Excluir
  2. Você falou tudo! 30 linhas não foram e nunca serão o suficiente <3

    https://kledisse.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto e uma escrita muito boa..
    Eu estou vendo toda essa revolta com o tema do enem e é muito triste né?

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigaada Camila!
      E é, sim, triste e revoltante.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Incrível! Ainda não tinha achado alguém que havia escrito sobre esse tema, mas aí está você, minha querida! Li umas boas verdades, e até mesmo eu tinha um determinado preconceito a respeito, mas estava confusa, muitas ideias, muita gente falando uma coisa ou outra, e eu não sabia de qual lado eu realmente estava, mas agora eu sei. Estou do lado da igualdade!
    Muitas pessoas que eu conheço usam o feminismo como desculpa para seu femismo, talvez seja por isso que eu há tempos estivesse com a ideia errada a respeito. Mas agora é diferente: o tempo de escravidão acabou! Tanto dos negros quanto das mulheres! Não vamos nos deixar abater por idéias machistas e folgadas, o mundo vai ouvir até o jogo virar.
    Muito bem escrito, muito bem expresso e um belo tapa na cara de muitos! Esse desabafo e mil outros deveriam rodar o mundo, mente por mente, até todos entendermos que mulher não é objeto!
    Um abraço e paz pra nós, Bru! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Liz!
      É normal ficar em dúvida sobre tudo, até saudável. De toda forma, chegou à conclusão certa: estar do lado da igualdade!
      Se é um tapa na cara de muitos, atingi o objetivo HAHAH Outro abraço, linda ♥
      Obrigada e beijinhos da Bru!

      Excluir