As coisas realmente surtem efeito, ou nós que estamos alienados?
“Aquele chinelinho simples e humilde que sempre foi
sinônimo de pobreza, os primeiros tinham a tira azul claro e o solado branco
(não vou citar a marca pra evitar qualquer problema, mas você sabe qual),
passou a ser algo chique e da moda depois que os mocinhos e mocinhas de novela
passaram a usar (pelo menos na propaganda dizem que usam, né). Pense comigo,
será que o chinelo mudou de verdade? Não. Ele continua o mesmo, as pessoas
agora é que foram alienadas.”
Assim como o exemplo acima, posso citar as propagandas
de produtos de beleza, produtos pra cabelos... Exemplo clássico disso são os
cremes “Monange”, onde a propaganda é já tipicamente ilustrada pela Xuxa. Ligando
sua pele, junto ao photoshop muito bem utilizado na propaganda, as pessoas, na
maioria mulheres, são induzidas a comprá-lo. É claro que todo mundo sabe que o
resultado de uma bela pele rejuvenescida não vem dos cremes, e sim de inúmeras plásticas,
massagens e blá blá blá que ela pagou caro para conseguir, e não apenas cinco
reais (chega a custar isso?). E a própria Xuxa sabe que está enganando e
manipulando os telespectadores, mas é paga para isso, e o faz muito bem.
Outro
exemplo é os xampu ‘Clear Men’, propaganda ilustrada por Cristiano Ronaldo,
um homem bonito, famoso, rico, e cheio de privilégios. É claro que os homens
sabem que usar um xampu que o tal famoso diz que usa na propaganda
(porque é pago para isso), não vai fazê-los ficarem bonitos como ele, mas mesmo
assim compram.
Mera ilusão, manipulação, alienação, todos sabem que o xampu ou o creme não fazem tudo isso, mesmo assim consomem, fazendo a propaganda atingir seus objetivos.
— Bruna Barp.
Mera ilusão, manipulação, alienação, todos sabem que o xampu ou o creme não fazem tudo isso, mesmo assim consomem, fazendo a propaganda atingir seus objetivos.
— Bruna Barp.
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