As coisas realmente surtem efeito, ou nós que estamos alienados?

By 21:52

“Aquele chinelinho simples e humilde que sempre foi sinônimo de pobreza, os primeiros tinham a tira azul claro e o solado branco (não vou citar a marca pra evitar qualquer problema, mas você sabe qual), passou a ser algo chique e da moda depois que os mocinhos e mocinhas de novela passaram a usar (pelo menos na propaganda dizem que usam, né). Pense comigo, será que o chinelo mudou de verdade? Não. Ele continua o mesmo, as pessoas agora é que foram alienadas.”



Assim como o exemplo acima, posso citar as propagandas de produtos de beleza, produtos pra cabelos... Exemplo clássico disso são os cremes “Monange”, onde a propaganda é já tipicamente ilustrada pela Xuxa. Ligando sua pele, junto ao photoshop muito bem utilizado na propaganda, as pessoas, na maioria mulheres, são induzidas a comprá-lo. É claro que todo mundo sabe que o resultado de uma bela pele rejuvenescida não vem dos cremes, e sim de inúmeras plásticas, massagens e blá blá blá que ela pagou caro para conseguir, e não apenas cinco reais (chega a custar isso?). E a própria Xuxa sabe que está enganando e manipulando os telespectadores, mas é paga para isso, e o faz muito bem. 


Outro exemplo é os xampu ‘Clear Men’, propaganda ilustrada por Cristiano Ronaldo, um homem bonito, famoso, rico, e cheio de privilégios. É claro que os homens sabem que usar um xampu que o tal famoso diz que usa na propaganda (porque é pago para isso), não vai fazê-los ficarem bonitos como ele, mas mesmo assim compram. 
Mera ilusão, manipulação, alienação, todos sabem que o xampu ou o creme não fazem tudo isso, mesmo assim consomem, fazendo a propaganda atingir seus objetivos. 

— Bruna Barp.

0 comentários