Sorria, você está sendo manipulado

By 22:13



Tomando base no documentário “Muito além do cidadão Kane” assistido em sala de aula, eu começo expondo meu ponto de vista. Todos sabemos e faz tempo, que o Brasil é um país repleto de corrupções e roubos, desvios de dinheiro e coisas do gênero. Apesar de ser um dos primeiros países em questão de economia, é um dos últimos no quesito educação, como explicar isso? Todo o dinheiro que entra no Brasil e que poderia ser usado para benefício público, dificilmente é usado para tal. Viagens, jatinhos, propriedades particulares milionárias e entre outros. Alguns muito, outros nada. Alguns têm mais que três casas, outros mal tem um cobertor no inverno. E essa desigualdade é assistida por todos, de braços cruzados. É claro que, fazer com que o povo se cale diante de uma situação absurda como essa, não é tão ‘rápido’ como parece, mas eficaz. E nem é feito somente por governantes com um bom poder de persuasão. Há muito mais escondido ali, do que podemos imaginar. E uma das grandes, se não a maior ajuda para manter o povo no controle, vem da mídia. Mídia, isso mesmo, a televisão, particularmente abordada no documentário a emissora Rede Globo, a segunda maior do mundo, perdendo somente para a BBC, na Inglaterra, a qual produziu o documentário que a propósito foi censurado no Brasil e está disponível somente na internet.
A mídia nos manipula de uma forma tão bem pensada, que sequer imaginamos que estamos sendo induzidos a pensar, consumir e agir da forma que nos programaram para tal. As novelas passaram a fazer parte do nosso dia a dia, as pessoas acreditam fielmente nas notícias transmitidas pela mídia, sem questionar ou procurar outra versão da mesma história, notícias que atingirão a emissora são escondidas e mascaradas. A mídia sabe exatamente de que lado posicionar-se para sair beneficiada em questão financeira e ter apoio. Fazer parcerias, manipular o povo e ganhar para isso. Nada é por acaso, propagandas tem seus horários certos, da mesma forma que guloseimas ficam nas prateleiras mais baixas dos supermercados, para que fiquem na visão das crianças. É tudo muito bem pensado e planejado, e as pessoas não percebem.
No documentário em questão, foi citado, por exemplo, a distorção pela Rede Globo da cobertura do movimento “Diretas Já”, a tentativa de manipulação das eleições no Rio de Janeiro e a edição do debate final entre Lula e Collor em 1989. Da mesma forma que o domínio militar nunca precisou censurar a Globo, pois de certa forma a Rede Globo era ditadura, ou pelo menos seu departamento de propaganda.


E tudo parecia correto, e se não, pouquíssimos tiveram coragem de questionar. O objetivo básico é esvaziar a mente dos telespectadores de senso críticos, deixando-as livres para serem influenciados e manipulados por ilusões muito bem preparadas para parecerem facilmente possíveis, para conseguirem deixar o povo ignorante, e facilmente controlá-los.  

— Bruna Barp.

0 comentários