De onde vem a celulite?

By 20:12

Boa noite meninas!

Finalmente chegou o sábado! 
Hoje vou falar sobre a aterrorizante celulite que infelizmente atinge 90% das mulheres em todo o mundo!


Seria simplesmente maravilhoso, se todas as mulheres pudessem ter um corpo de aparência como a imagem à direita. Porém, a imagem à esquerda vem aterrorizando muitas mulheres!
Separei algumas perguntas pra solucioná-las! 

De onde vem a celulite?

O tecido gorduroso fica embaixo da pele e sobre os músculos. As células que compõem este tecido são a reserva de gordura do organismo.
Quando se come mais do que se precisa, elas aumentam de tamanho como se fossem balões de borracha. É que o organismo procura guardar o máximo de comida que é possível no próprio corpo, imaginando que a comida possa faltar.
No processo de aumento de volume gorduroso ocorrem alterações da microcirculação e o aumento do tecido fibroso aparecendo à chamada Celulite. Na pele é então observada a ondulação característica e o aspecto de casca de laranja.
A celulite é uma alteração do tecido gorduroso na mulher. Podemos dizer que na mulher existem dois tipos de gordura: a normal e a gordura doente, alterada, que seria a Celulite.
A celulite pode se localizar em várias regiões do corpo. Existe uma predileção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a nuca, a parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos, mas em pessoas predispostas pode atingir até mesmo os tornozelos.

Fatores que Favorecem o Aparecimento de Celulite

Predisposição genética familiar:
A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta. Podem-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe a ela, como produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares.
Mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema. Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para celulite, sejam criadas por famílias diferentes.
Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares, a outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver celulite.
Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados, podem ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que toma os devidos cuidados.

Fatores hormonais:
Os hormônios femininos (estrógeno, progesterona, folículo-estimulante) são os principais causadores de celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, testosterona, hormônios da tireoide, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a celulite por vários mecanismos.
Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino. Existe uma tendência na mulher à maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a celulite é mais freqüente.
Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parcela vai para estas áreas e, ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de celulite.
Ao emagrecer, os hormônios femininos dificultam a retirada de gorduras dessas áreas. Por essa razão muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não nas áreas de celulite. Os tratamentos visam mobilizar as gorduras destas áreas específicas para que possam ser utilizadas como fonte de energia e consumidas.
Mesmo pequenos distúrbios dessa complexa relação entre os hormônios sempre resultam em piora da celulite. Se uma mulher tem celulite não significa sempre que tenha desequilíbrio hormonal porque, mesmo os hormônios femininos perfeitamente equilibrados podem provocar celulite, quase como uma característica feminina secundária.
Isto ocorre porque as células gordurosas dessa pessoa têm uma sensibilidade aumentada aos hormônios, provocando então a deposição de gordura e a formação de celulite.

Alimentação:
Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos, ou maus hábitos alimentares (comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite.
Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo, resíduo tóxico que precisa ser retirado constantemente).

Vida sedentária:
A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. Além disso, as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo a ser mais apático, lento.
Antigamente a vida não tinha as facilidades que existem hoje como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc. Uma mulher há não muitos anos atrás, tinha afazeres domésticos que provocavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer suas tarefas, por exemplo.
As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia Algumas perguntas e respostas

Mulheres magras podem ter celulite?
Podem. A celulite pode acompanhar a gordura localizada e a obesidade, mas também e até com certa freqüência pode vir sozinha. É o que acontece com as mulheres magras. Infelizmente nem elas estão livres da celulite e ás vezes até gordura localizada ou flacidez.
Os distúrbios metabólicos, efeito hormonal normal ou alterado e hereditariedade são os vilões nessa situação. É comum também que as pessoas magras não se preocupem com a qualidade da alimentação e com exercícios físicos e num determinado momento, a celulite aparece.

Pílula anticoncepcional provoca celulite?
Sim. A pílula anticoncepcional é responsável por aparecimento de celulite. Qualquer uma, e mesmo hormônios injetáveis ou aplicados pela pele.

Pessoas que tem T.P.M. (Tensão Pré-menstrual) têm maior tendência a ter celulite?
É verdade. É muito comum a associação da celulite com síndrome pré-menstrual e mesmo displasia mamária. Durante o período menstrual e próximo a ele, algumas mulheres por ação hormonal sofrem retenção de água e sal que são coletados em determinadas áreas, principalmente nas propícias a desenvolver celulite.
Isso leva a uma piora da aparência das regiões afetadas que tendem a melhorar após o período menstrual. No entanto, com as repetições dos ciclos menstruais a celulite tende a piorar.

Quando se deve começar a prevenir a celulite?
Desde a adolescência, já existe uma intensa ação hormonal que nas pessoas predispostas pode iniciar o processo de aparecimento de celulite. Com uma boa alimentação e exercícios físicos regulares é possível evitar ou postergar o aparecimento da celulite.
Nas pessoas muito predispostas é conveniente uma visita ao médico que poderá orientar reeducação alimentar e um programa de esportes.


Essa foi o post de hoje meninas, espero que tenham gostado! 
Curtam e deixem seus comentários, beijinhos!





0 comentários