Dica de Livro: Trilogia Jogos Vorazes

By 21:31 ,

Boa noite! 

Hoje, como minha postagem de apresentação (haha), eu trago para vocês a resenha de uma trilogia muito famosa e que, foi o que me alavancou na leitura.





Sinopse

Jogos Vorazes 
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"
"Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do Distrito 9."
"Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, uma garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá a fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"



Em Chamas
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes continuam!"
"As fagulhas se acendem, as chamas se espalham e a capital quer vingança"

"Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."


A Esperança
"A guerra é mais voraz do que qualquer jogo. Haverá vencedor na luta contra a Capital?"

"Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?"


Opinião

A trilogia é simplesmente envolvente num todo, ela nos faz ansiar por mais e mais. A curiosidade toma conta, queremos saber o que acontecerá, se Katniss ficará com Gale ou Peeta, se conseguirá fugir da perseguição da Capital e se será o clichê "felizes para sempre". 
Começando por Jogos Vorazes, digo, que em minha opinião, é o melhor livro da trilogia, é o início de tudo e o que o anseia a procurar por maior conhecimento deste desfecho da vida de Katniss Everdeen. Em Chamas é recheado de surpresas, e é aí que entra a melhor de todas (olha o spoiler! haha): o surgimento do Distrito 13. A Esperança, no entanto, eu me arrastei para ler, pois no início é mega monótono, e confesso que é o pior da trilogia, mesmo ela sendo magnífica, mas, com fé, a partir da metade do livro, se não me engano, tia Suzanne consegue impulsionar a história novamente, com toda aquela guerra nada glamourosa que só ela sabe fazer. E o fim... bem, esse você terá que pagar para ver.


Sobre a autora

Suzanne Collins é uma ótima escritora, e nos envolve, descrevendo cada detalhe do romantismo e da guerra de uma forma que só ela sabe fazer, e isso, nos prende de uma forma que me surpreendi e me fez querer navegar mais nesse mar de aventuras e conhecimentos. Ela é um pouco assassina, sim, nós tributos costumamos brincar com isso, mas, cada coisa com um toque que deixa a história ainda mais fantástica!


Boa leitura, espero que gostem, comentem e curtam!
Beijos!

8 comentários

  1. Eu já li a trilogia e sou fã! Meu preferido com certeza é Em Chamas!

    Tem sorteio rolando no blog!
    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
  2. É simplesmente demais e também sou tributo, como citei acima, assim como Jogos Vorazes é meu preferido, mas o que torna a trilogia demais é o conjunto de todos!
    Visitarei o blog, beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li a Trilogia, já li Divergente, que dizem que é bem parecida e gera uma certa briga. Mas tenho interesse em ler um dia.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive oportunidade de ler a trilogia, mas os filmes são tão maravilhosos que eu tenho quase certeza que os livros são melhores ainda. Pretendo ler ainda esse ano ♥

    Caligrafando-te

    ResponderExcluir
  5. Olá Beatriz! Li as duas e sou fã das duas, realmente gera brigas e tem certa semelhança, porém há diferenças como motivos das 'guerras' em seus países e coisas do tipo, que se direi, será spoiler, as duas são ótimas à sua maneira, mas leia, tenho certeza que gostará. Mais adiante teremos resenha sobre Divergente também.
    Visitarei o blog, beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Kelly! Realmente são ótimos e o diretor (Francis Lawrence, se não me engano) fizera um trabalho ótimo e muito semelhante a obra original, tu te apaixonará!
    Visitarei o blog, beijão!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por THG e sou tributo ever _|||_ E ver alguém indicar essa trilogia maravilhosa é muito bom :) A esperança é meu livro favorito da série <3 Te marquei na tag Liebster Award http://littleerain.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabiih! Ele em si é apaixonante né?! Obrigada, e para mim é muito bom indicar ela e ver a satisfação de vocês! Ok, responderei.
    Beijão!

    ResponderExcluir